segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

É preciso acreditar


Meu texto poderia falar das datas comemorativas de fim de ano, mas vou falar de algo muito mais importante pra minha vida. No dia 7 de Dezembro de 2008, caía um gigante. O Clube de Regatas Vasco da Gama não pode lutar contra os anos de sucateamento e apenas 10 anos depois da conquista do título mais importante da sua história, sente o gosto amargo de não poder disputar no próximo ano a série A do Campeonato Brasileiro. O coração vascaíno chora as lágrimas que a desilusão e o sentimento de dever não cumprido trazem.
O tal dia, foi um dos mais tristes da minha vida. Com 11 meses vesti minha primeira grande camisa do Vasco, autografada pelo maior ídolo do clube e então presidente, Roberto Dinamite, dando assim, meus primeiros passos sólidos. Amar esse time não deve ter divisão e nem fronteiras. É mais do que simplesmente torcer, ou mesmo acreditar no poder do esporte. É cultuar religiosamente uma instituição da qual tenho orgulho de me apaixonar e amar a cada dia. Sofri e chorei com o Vasco muitas vezes. Tantas que nem sei contar. Mas as alegrias e os risos foram tão superiores e infindáveis que a história do Vasco suprime toda essa tristeza que o peito de nós todos, torcedores vascaínos sentimos nesse presente momento. Temos de ter fé e esperança que os erros que hoje nos resultaram o fracasso, nos estabeleça a confiança de uma administração sadia, segura e profissional, acima de tudo, trazendo de volta os dias de glória que o nosso Vasco merece. Devemos ainda, lembrar sempre que, não há mídia, divisões, jogadores ou barreiras, que sejam maiores do que o Vasco junto de sua fiel torcida é e sempre será e que, enquanto as frustrações dos outros sejam aliviadas com nossas desgraças, quem perde é o futebol carioca, brasileiro e do mundo, por não ter [por enquanto] o Vasco na série A.
É tempo de acreditar no Vasco, amar e respeitar aquela camisa infindavelmente e acima de tudo, gritar mais uma vez que o Vasco é o time da virada e do amor. Pois é exatamente isso, a torcida, essa alma inquebrantável de emoções, delírios e sim, lágrimas, por que não... que o não grande, o Gigante, Clube de Regatas Vasco da Gama voltará para onde nunca deveria ter saído, a elite do futebol brasileiro e mundial. A todo torcedor vascaíno eu deixo a minha solidariedade e amizade. Ao Vasco, deixo o meu amor eterno e a certeza de que nunca irei te abandonar e estarei ao seu lado até depois do fim, seja na maior das alegrias ou na pior das tristezas. Não temos tempo pra luto, AVANTE, VASCÃO!

7 comentários:

Anônimo disse...

Bom texto, Guilherme. Eu sou flamenguista, nunca passei por isso, mas vendo a reação dos torcedores em São Januário, vejo como é grande a dificuldade. E convenhamos, nenhum flamenguista trocaria um clássico contra o Vasco por um joguinho contra o Barueri. Mas é a vida, boa sorte aí pra vocês. Excelente teto, cara!

Amandinha Scott disse...

Ééééé... acredite! O Vasco caiu! Mas nao é o fim do mundo!

Rafael Benevides disse...

Relaxa que seu time subirá tão facilmente quanto o Corinthians subiu esse ano.
Uma pena que o presidente na hora da queda seja o maior ídolo do clube, mas isso é algo que ainda pode se tornar algo positivo.
A segunda divisão está lone de ser o fim do mundo, e ainda pode ser um ponto de partida para um crescimento, vide Grêmio, Coritiba, Corinthians, Fluminense...
Por quê caimos? Para aprendermos a nos levantar.

Anônimo disse...

o.O
Isso dá uma comovente homenagem na tevê.
Chega a ser parecido com o programa Pânico na TV, na hora da crítica (as imagens sem som e só um cara falando).

Opa! Eu vi um flamenguista aqui? Um flamenguista? Dois \o
Desculpa =X

Guilherme Ribeiro disse...

Rapaz, os verdadeiros grandes caem e se reerguem. E será isso que o Vasco vai fazer! Como fez o meu Botafogo 12º melhor time do século 20 pela FIFA. O Grêmio campeão mundial e tantos outros...
É a hora da verdade. De mostrar quem é vascaíno de verdade!!!

The unknown human who sold the world disse...

Não sou vascaína, mas não deixo de admirar uma bela escrita feita com paixão!!! Vc não é o menino do Goteira??

leleo disse...

Vascão Porra! Libertadores 2010!